09 setembro 2016

E ainda agora começaste...


Setembro começou da melhor maneira possível. Dois grandes desafios. Uma palestra para uma equipa extraordinária. Um (re)encontro sem limites com pessoas para lá de “fantabulásticas”. Foi um sábado longo… e ainda bem. Ainda bem, porque as coisas boas querem-se demoradas, sentidas e partilhadas. Querem-se vividas com intensidade, numa relação onde o dar e o receber se desafiam em modo exponencial até que não seja necessário mais nada para além da simples presença, do olhar profundo e do sorriso estampado no rosto. Partilhar faz-me tão feliz e tão presente que naqueles breves momentos (ou horas que sejam) parece que nada mais existe no mundo a não ser “nós” (eu e os que ali estão comigo). Há anos que ouço dizer que quando fazemos o que gostamos isso não é trabalho… e à medida que o tempo passa, tenho consciência de que começo a viver esta afirmação na integra, o que me faz sentir muito privilegiada e grata. Poder ajudar, motivar, facilitar processos de mudança, poder partilhar o que acredito ser verdade e possível de se concretizar, poder criar condições para que outros também possam fazer a sua caminhada de forma mais consciente é algo que me preenche intensamente e me faz feliz. E sábado tive outra oportunidade de o fazer no mundo empresarial. Adoro comunicar e para empresas o desafio é sempre mais peculiar. A minha dedicação e empenho são os mesmos mas tenho sempre de lhes lembrar que antes de “empresa” somos “pessoa” e que o todo é sempre composto pelas partes. (É tão fácil embrulhar-mo-nos nos papeis e esquecer a essência…) A boa notícia é que a linguagem do coração todos entendem e tudo transforma!


Sinto-me agradecida à administração da OFORSEP pelo convite e a cada um dos presentes, que me acolheram de mente e coração aberto, pela coragem e perseverança com que se atreveram a percorrer duas horas de um caminho cheio de aventuras, partilhas e muitas (auto)descobertas. Como vocês dizem “o desafio não serem grandes é serem os melhores” e isso já é vosso.



(Imagens gentilmente cedidas pela OFORSEP)

E como se isto não bastasse para me encher o coração, a tarde brindou-me com o abraço e as gargalhadas da tal “gente doida” que eu tenho o privilégio de ter na minha vida. (Caramba, que tarde e noite tão bem vividas!) Gosto destes momentos sem pressas, em que só conta quem está e como está, e gosto (muito) de ver os meus filhos no meio desta confusão toda. Descalços, ele de fralda à mostra, ela a “infiltrar-se” nas brincadeiras e a marcar presença. Quero que eles gravem estas imagens no coração. Quero que percebam o valor da amizade, da partilha, do abraço e do sorriso. Quero que eles aprendam a dar-se sem reservas e a viver cada instante com a intensidade de quem sabe quem é e o que realmente importa na vida. Às vezes já lhe vou falando disso (à mais velha) mas o que eu quero mesmo é que ela sinta a vibração e aprenda a escutar com o coração a música da amizade.
Quanto a vós, amigos meus, agradeço o carinho, os mimos, a boa disposição e a confiança. Agradeço pelo facto do tempo que passou apenas ter reforçado o que nos une. E, conhecendo-me como vocês me conhecem, sabem bem que este sentimento se estende aos que não puderam estar presentes. Neste dia, o meu coração e o meu pensamento deram um saltinho por Inglaterra, Suíça, Alemanha e Suécia… mesmo longe vós estais perto! E agora ocorre-me a canção do último acampamento que fiz convosco… aquela que vos dediquei e que continua a resumir o que sois para mim:

Um amigo é um bem, um tesouro que se tem,
São as luzes das estrelas, que nos guiam mais além.
São momentos bons e maus, nesta estrada percorrida,
E digo mais, não vos trocava por nada desta vida.

E talvez um dia, chegue a hora do adeus,
Deixar-vos-ei com pena, amigos meus,
Mas mesmo longe, vós estais perto, ao pé de mim,
Pois entre amigos é assim.

Um amigo é um irmão, nosso pensar, nossa mão.
Meus amigos que estão aqui, para vós canto esta canção.
O tempo voa neste instante, e já estamos de partida,
E digo mais, não vos trocava por nada desta vida.


Sabes, setembro, continua generoso que eu vou fazer a minha parte!


Sem comentários:

Enviar um comentário